terça-feira, 28 de dezembro de 2010

POESIA


Poeta Rui Vieira se classifica em 4º lugar em premio nacional de literatura

O projeto para publicação da obra “Dicionário Temático da Poesia Popular Nordestina” do poeta, escritor e jornalista Rui Vieira foi selecionado e premiado em quarto lugar a nível nacional pela secretária de articulação institucional do Ministério da Cultura – “Premio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré”.

A obra se constituirá em importante fonte de pesquisas para alunos e professores, especialmente nas áreas de letras, comunicação e admiradores da poesia popular.

A obra contém mais 3.000 estrofes em ordem alfabética, registros poéticos de mais de 450 poetas e cantadores, , mais de 1.000 temas poéticos , vasta bibliografia, glossário de termos regionais, dezenas de curiosidades e registros iconográficos.

“O poeta Rui Vieira é autor dos livros:” Grito”, “Baú de Putaria”, escreveu cordéis e participou do livro “A Paraíba nos 500 anos” com o capitulo – “Paraíba, berço do cordel”.

O poeta é membro da Associação Campinense de Imprensa, sócio da casa do Cantador de Campina Grande e assumiu a cadeira 22 da Academia Paraibana de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.

Compadre Fábio,

e por falar em poesia, te envio fragmentos dos poemas de Jorge Cooper, poeta alagoano amador, que somente teve um livro publicado aos 75 anos de idade, por iniciativa de amigos. Vale a pena conhecer um pouco da arte desse brasileiro. Um abraço,

Joacir Avelino - Maceió/AL

Poemas de Jorge Cooper

.

Poema trigésimo-quarto

.

A solidão em que a morte

deixa o morto
É maior que a solidão da lua
Minha solidão soma
a solidão do morto
e a solidão da lua
- Sou mais só
que um louco.

<>

Poema Décimo

.

A idade me diz
ser tempo de
passar a vida a limpo
- (Não custa passar a vida a limpo
Não lhe tenho é o rascunho.

<>

Poema

.

Só morto
o homem enterra o seu passado
cavalga o dorso do tempo
não olha mais para os lados

.

- (Fez o seu encontro de contas
vai de si mesmo saldado)

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário