quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Mais um itabaianense de altíssimo nível


Valdiney Veloso Gouveia é especialista em Psicometria pela Universidade de Brasília, onde concluiu Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade. Doutor em Psicologia

Social pela Universidade Complutense de Madri. Professor de Técnicas de Exame Psicológico (Graduação) e Métodos de Pesquisa e Técnicas Estatísticas (Mestrado e Doutorado) na Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador 1 D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Com essas credenciais, é professor na Universidade Federal da Paraíba.

O professor Valdiney escreveu vários livros, entre eles “Psicologia Social dos valores humanos”; “Construindo a psicologia brasileira” e “O médico e seu trabalho”.

Saiu de Itabaiana muito moço, mas tem sua terra natal como referência de vida. Ele se perfila no rol daquelas pessoas que fazem a diferença, como se diz, os que se sobressaem pela inteligência acima do habitual.

Eis o que pesquei na internet sobre o trabalho do Dr. Valdiney: “O Núcleo Bases Normativas do Comportamento Social, coordenado pelo Professor Doutor Valdiney Veloso Gouveia, há mais de dez anos tem desenvolvido diversos trabalhos referentes à temática dos valores humanos. Para tanto, toma-se como base a Teoria Funcionalista dos Valores Humanos, criada por Gouveia (1998, 2003). Este autor apresenta uma nova tipologia dos valores humanos básicos, a qual se fundamenta nas necessidades humanas. Tal teoria surgiu a partir da observação das limitações relativas às teorias vigentes até então, e as pesquisas têm confirmado a sua eficácia. Supõe a natureza benevolente do homem, admitindo os valores como padrões gerais que orientam e motivam o comportamento dos indivíduos. Deste modo, essa teoria vem se configurando no cenário nacional e internacional na temática dos valores humanos, tendo reunido diversos colaboradores tanto no Brasil, como em outros países”.

A teoria desse cientista conterrâneo atualmente é adotada nos maiores centros de estudo da psicologia no mundo, conforme informou sua aluna Dandara Palhano, filha do compadre Roberto Palhano e sobrinha de Romualdo Palhano, outro escritor notável de origem itabaianense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário