quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fantasma de Ricardo Coutinho assombra sonegadores


A eleição do Ricardo Coutinho para governador da Paraíba aparentemente significou esperança de modificação do aparelho do Estado em direção a políticas públicas realmente transformadoras. Os candidatos deveriam ter discutido as propostas na campanha, mas isso não foi feito, restando as indagações: quais seriam as ações para reforçar a economia das pequenas cidades? Como melhorar a qualidade da educação e evitar a evasão na pré-adolescência? Quais as formas de incentivo para geração de renda sustentável? Quais as propostas reais para a violência urbana? Qual o projeto para democratizar a comunicação e a cultura? Como fazer para salvar meu Auto Esporte e dar uma forcinha ao Botafogo da Paraíba, que vive numa peínha de nada? (ta legal, nem tudo tem solução...)

Eu, cá da minha Toca, vejo abismado duas questões que dão margem a alguma perplexidade: a direita mais arcaica vem no bolo do projeto político carimbado de socialista, o que em si é uma tremenda contradição e estorvo para sinceras idéias mudancistas; e a sociedade paraibana, como de resto a brasileira, é baseada em costumes corruptos, difíceis de mudar do dia pra noite. Quase todos praticam atos contrários à lei em virtude do caráter da impunidade, já que no Brasil os “poderosos” nunca são punidos e dão mal exemplo a toda hora.

Conversando com um amigo de Itabaiana, que participou da campanha de Ricardo Coutinho, ele me confessou que já foi procurado por comerciantes do lugar, pedindo a intercessão para que o futuro governador faça “vistas grossas” ao festival de sonegação de impostos que se vê naquela cidade. Itabaiana é famosa pelos esquemas de notas frias e trânsito de mercadorias “no mole”, isto é, sem pagamento dos impostos. Isso pela proximidade com a fronteira de Pernambuco. Minha cidade é a campeã em sonegação de impostos na Paraíba, essa é a triste realidade.

Querem que o novo governador mantenha o esquema. Temem a fama do homem de ser rigoroso. A preocupação é que o novo governador venha a desenvolver um trabalho investigativo, colocando mais fiscais e acabando com a riqueza fácil de alguns comerciantes desonestos. O meu compadre dá a dica: é só ficar na rua do Jucuri pela madrugada, onde é possível ver passar a noite toda carretas e caminhões transportando mercadorias vindas de Pernambuco, sem pagar impostos. Com essa facilidade, até eu que sou otário prospero do dia pra noite. Essa rotina vai mudar?

O último governador da Paraíba que botou quente nos sonegadores morreu com uma bala na cara: João Pessoa. Isso já faz exatos oitenta anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário