sábado, 11 de setembro de 2010

Um novo Messias?


Na Rua Camilo de Holanda, na Parahyba, colocaram uma placa que dá para refletir sobre a superestima patológica de si mesmo que algumas figuras públicas da Paraíba não fazem questão de esconder. Na dita placa está escrito que, ganhando a eleição, o candidato pretende “construir uma civilização decente e cristã”. Ao lado dessa frase, uma estrela de Davi, símbolo do judaísmo.

Possuirá o tal candidato a incumbência de construir uma civilização? O mundo se dividirá entre antes e depois desse político que tem a natureza peculiar de ser, além de grande estadista, um profeta messiânico? É uma afirmação ousada, não há dúvidas. Em si mesmo a mensagem da placa implica sempre um risco, o de ser alvo de deboche.

Instaurada nova civilização, abandonados os velhos padrões da antiga vida social coletiva, teremos então uma revolução no seu sentido de transformação radical. O que propõe o candidato é estruturar a sociedade conforme os preceitos cristãos, misturando dogmas judaicos, o que em si é uma salada indigesta. Será uma civilização emanada de Deus e exercida por seu representante na terra, o dito candidato?

Para o bem e para o mal, religião e política sempre andaram de mãos dadas, uma intrincada na outra. Desde que se inventou a ideia do Princípio Supremo, sempre tivemos sujeitos carismáticos querendo empunhar o poder político do Estado em nome das religiões. Insinua-se que o tal candidato é tão ciente de suas extraordinárias qualidades pessoais que chega a ter a presunção de que só ele é capaz de salvar a Paraíba, quiçá o Brasil. Eu escrevi outro dia que os seguidores do candidato formam uma espécie de seita, mas nem imaginava que a coisa chegasse a tanto.

E se ele pretende "construir uma civilização decente e cristã", está afirmando que a nossa civilização é indecente.
Aquietem-se e recebam com serenidade o vaticínio das pesquisas, povos escolhidos! No pináculo do esplendor, o venerável cuidará para que tudo siga seu curso natural.

Não, o candidato não é ateu. Ele acredita em Deus, isto é, nele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário