quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Praça recuperada e carimbada


Os moradores da minha comunidade do Jardim Glória agradecem ao prefeito de João Pessoa pela recuperação da Praça João XXIII, em Jaguaribe, em frente à minha casa. A pracinha ganhou flores e foram podadas as árvores, além de substituição dos cinco bancos. Tudo isso custou aos cofres da Prefeitura a importância de R$ 12.772,29, pagos à empresa Maranata, ganhadora da concorrência.

Data vênia, ao usar a expressão “comunidade” para me referir ao Jardim Glória, antes de ferir suscetibilidades de algum morador classe média pretensioso e pedante, não foi minha intenção diminuir o status de ninguém. Porque se sabe que, hoje, emprega-se a palavra “comunidade” para se aludir aos conjuntos habitacionais precários e paupérrimos da periferia.

A meninada que jogava futebol na praça ficou sem o seu campinho, mas o visual ficou jóia para inspirar a calma e o sonho. No meu caso, faz também com que uma reflexão se apresente. Para tal meditação, convoco o observador político mais ácido da aldeia, meu compadre Ivaldo Gomes. Primeiro: tem sentido a Prefeitura podar algumas árvores, mudar uns bancos e plantar flores numa pracinha, depois erigir uma coluna de concreto com placa onde se lê os nomes do prefeito e secretários, em seguida convocar a bandinha e os assessores para o discurso e demais solenidades de inauguração? Não acha um tanto exagerado? O impessoalismo de que fala a Constituição, significa o quê? E ainda: se o prefeito Luciano Agra está apenas guardando o lugar de Ricardo Coutinho, para o caso do antigo alcaide perder a eleição e tentar voltar ao cargo de prefeito em 2012, por que essa veleidade para perpetuar seu nome no maior número de obras, botando placa até em restauração de batente de porta?

O poder robustece a deslealdade. Com o direito de deliberar, agir e mandar, o sujeito se acostuma e vai semeando ideias desaforadas no coração. É o que diz Madame Preciosa, entendida nesses negócios de disposições afetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário