domingo, 5 de setembro de 2010

Leitor deprecia cultura bodística de Cabaceiras


É da natureza humana a intolerância e o menosprezo irracional a outras pessoas ou culturas. Um leitor do blog leu a crônica “Vereadores de Cabaceiras soltam os cachorros em riba do Leão” e mandou a seguinte mensagem, que publico para em seguida emitir meu parecer:

“Pois é, está perdendo tempo à-toa discutindo com povinho de uma cidade no qual o "Rei" é um bode, e que se orgulha de ser conhecida como a Roliúde Nordestina! Como eles podem reclamar de bandas de forró que vem de outras culturas? Como eles podem avaliar uma obra no seu sentido objetivo e subjuntivo?”

O leitor assina como Fernando JR, sem indicar endereço. Lastimo que um irmão paraibano possa agredir gratuitamente com ofensas tão discriminatórias a toda uma comunidade, que por sinal merece admiração pela forma como preserva sua cultura e transforma seu potencial turístico em fonte de renda, em meio a uma natureza hostil. Isso é mostra de um povo capaz. Saiba, pois, Fernando JR que Cabaceiras, nos cariris velhos da Paraíba, é o lugar onde menos chove no Brasil e onde a engenhosidade do seu povo vende o sol como atração turística, transformando sua riqueza cultural, incluindo a festa do Bode Rei, em possibilidade concreta de desenvolvimento econômico comprometido com a cultura local. Portanto, mais respeito a Cabaceiras e seu povo!

A caprinocultura (criação de bodes e cabras) é uma das maiores geradoras de renda e emprego em Cabaceiras (PB), a Roliúde Nordestina. A importância do animal é tanta que os moradores da cidade comemoram a realeza com a Festa do Bode Rei, realizada todo ano no mês de junho. Cerca de 50 mil pessoas visitam a cidade para conhecer a festa, que já foi matéria do Globo Rural.

Portanto, caro Fernando JR, aconselho exame de consciência para evitar deturpações causadas por sentimentos e paixões muito humanos, mas pouco louváveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário