segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cosme e Damião, protejam o idoso e o encanador! (além das crianças)


Hoje é Dia Nacional do Idoso, dia do encanador e de São Cosme e Damião.

Pesquisando na net, fico sabendo que Cosme e Damião na verdade se chamavam Acta e Passio, eram árabes, dois irmãos gêmeos bons e caridosos, precursores da série de filmes “Difícil de Matar”. Foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos, mas conseguiram se salvar. Na segunda tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na terceira, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na quarta vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram entalados em um tubo subterrâneo. Entraram pelo cano, por isso hoje também é dia do encanador.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranquilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

Padroados: Farmacêuticos; faculdades de Medicina; barbeiros e cabeleireiros.

Protege: Orfanatos; creches; doceiras; filhos em casa; contra hérnia e contra a peste.

Emblema: caixa com unguentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

Pesquisa: Terra Esotérico

Por fim, uma frase sobre idosos, da irmã Maria de Lourdes Micaldas:

"Quanto mais antiga a árvore, melhor a sua sombra e maior a sua proteção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário