quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Valeu, véi!


Das Dores e Orlando Otávio no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

O poeta Orlando Otávio e a atriz Das Dores Neta foram meus repórteres na Câmara Municipal de Itabaiana, dia 3 de agosto, na sessão que votou Moção de Apoio ao velho Leão.

Orlando é autor do livro “Itabaiana – Seus valores e seus amores”. É meu tocador de pandeiro no conjunto “Ganzá de Ouro”, além de cantor e compositor. Considere que o velho Orlando é primo legítimo do mestre Sivuca, portanto tem sangue de artista. Estamos intimamente vinculados à proposta de defender nossa terra, suas tradições e seus vultos ilustres.

Mensagem de Orlando:

“Meu compadre Mozart, eu falei em meu livro que você é a alma da cultura de Itabaiana, mas complementando, você não é só a alma, mas também é a vida, portanto eu estou hoje na Câmara Municipal erguendo a bandeira por uma causa justa.

um abraço,

Orlando Otávio.”


Menos, meu compadre véi! “Eu sou muitos”, como bem diz Montez Magno, artista plástico pernambucano. Sou por exemplo Chico do Doce, aquele negrinho franzino, moleque atrevido e simpático, operário humilde que marcaria definitivamente o imaginário coletivo de minha geração com sua brincadeira de babau e sua irreverência como palhaço de pastoril profano. Esse sim, é a vida de nossa cultura, e para ele devemos nossa reverência. Eu e você somos apenas guardiões de nossa diversidade cultural. Eu, você e tantos outros itabaianenses, a exemplo de Luciano Marinho, um jovem que luta para reconstituir e registrar a história de nossa comunidade.

Semana que vem vamos juntar a moçada que faz arte, os músicos, poetas, ceramistas, artesãos, atores, cantores e brincantes em geral para a primeira reunião do Fórum Permanente de Artistas e Produtores Culturais de Itabaiana. Vai acontecer no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que tem servido de ponto de convergência e apoio para qualificação profissional e difusão de nossa arte, totalmente pioneiro em Itabaiana. Lá estará o cantador Orlando Otávio, sob a batuta dos mestres Vital Alves e Josino Mendes, em um momento muito interessante para a cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário