domingo, 8 de agosto de 2010

Em nome do Pai...


Aquela religião que tem como símbolo um instrumento de tortura, em centenas de anos supliciou, dilacerou, empalou, queimou na fogueira, humilhou e angustiou milhões e milhões de seres humanos, em nome do Pai...

O escritor Erasmo Souto: Fábio, eu beijo você em nome do seu pai, pelo que ele é e o que representa para minha terra, Itabaiana.


Em 1974, chegava eu, um tímido matuto, na redação do jornal “O Norte”, de João Pessoa, com uma carta do meu pai para o redator chefe, Cecílio Batista. Depois de ler a carta, Cecílio disse: “Jovem, vá pra rua e me traga uma reportagem. Se você tiver a metade do talento do seu pai Arnaud Costa, que foi meu colega de infância, tem uma vaga aqui no jornal lhe esperando”.

Quando rezar em nome do Pai coloque a mão na testa, quando falar em nome do Filho leve a mão ao umbigo, e quando falar do Espírito Santo colocar as mãos nos ombros esquerdo e direito. O Pai é assinalado na cabeça por ser o princípio que criou o mundo e porque é o Pai, portanto, a cabeça. (De um antigo catecismo)


Sou um pai omisso. Meus filhos nunca me pediram a benção, jamais me cumprimentaram no dia dos pais ou outras ocasionais situações. Ano passado, o meu filho mais novo me deu de presente um chapéu de massa, antigo sonho de consumo. Mandou o mimo pela mãe que é também empresária, psicóloga, relações públicas, médica, engomadeira, lavadeira, enfermeira, cozinheira, contabilista, conselheira e ocasional financiadora dos filhos. Sou apenas o provedor, e só por isso tolerado no clã. Mas numa posição hierárquica logo abaixo de Miruca, um cão da raça Pitbull muito sociável e inteligente.

Meu pai não é super-herói. Super-heróis não têm tempo para os filhos e a família. (De uma redação escolar)


“Beira Mar” filho carrega com orgulho tatuagem das iniciais do pai, Fernandinho Beira Mar. Além de ser uma homenagem ao seu “herói”, é garantia de ser bem tratado nas prisões por onde andou e andará durante sua vida de meliante.

Honestidade e integridade acima de tudo. Isso é lição de pai. Biu Penca Preta ordenou ao filho: “Se tal pessoa ligar, diga que fui pra bem longe e não chego nem tão cedo”. A pessoa e ligou e o filho de Biu foi claro: “Meu pai mandou dizer que foi pra bem longe, não chega nem tão cedo e não telefone pra ele, que ta no número 3281....”.

Para a mãe dos meus filhos, eles nunca vão crescer. Para mim, eles nem nasceram ainda...

Pai é como parafuso: a gente só sabe se é bom na hora do aperto.

Puta que pariu! Esqueci dos filhos das putas. Sério: o que fazem os filhos das putas no dia dos pais? Para entender seus medos e superar seus traumas, eles vão pras festas dos pais dos outros só pra xavecar e seduzir as mães alheias. Uns filhos das putas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário