quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do garçom


Hoje, 11 de agosto é dia do garçom. Em homenagem a esse personagem que faz parte da cultura do povo, e por estar com o braço esquerdo doendo devido a pressão intramuscular, repito croniqueta sobre meu amigo Manoelzinho Boca Aberta, o mais engraçado, o mais cativante dos garçons.

Ele anima a clientela com suas anedotas e gracejos. Definitivamente, um artista de Itabaiana.

Esse Manoelzinho é uma das nossas figuras folclóricas de Itabaiana. Pequeno, tem o tipo físico de Carlitos, ainda mais vestido com o paletó de garçom e a indefectível gravata borboleta.

Nasceu em Itabaiana e já conta 43 anos na profissão. Assina Manoel Araújo de Lima, conhecido por Manoelzinho Boca Aberta. Ele mesmo um consumidor de álcool, tem seu código de ética. Fomos encontra-lo na churrascaria de Lon, na entrada da cidade. Eu e o poeta Maciel Caju tomando umas cervas, ouvindo o lero de Manoelzinho, que garante: não vende bebiba para menores de 18 anos, não comercializa bebida falsificada, não estimula o consumo abusivo, ensinando aos clientes a beber lentamente, saboreando a bebida, respeitando um intervalo entre as doses, e sempre comendo alguma coisa, ou mesmo bebendo água. Nesses tempos de lei seca, Manoelzinho é um guardião da segurança dos clientes. “Verifico sempre se na mesa há alguém que não está bebendo e oriento o grupo para que essa pessoa seja o motorista”, esclarece o garçom consciente.

Ele narra que trabalhou numa festa na Associação Atlética Banco do Brasil, e pela manhã queria prestar contas ao presidente da agremiação, um tal Nego Tonho, que por estar bolinando uma moça de fim de festa, mandou o garçom embora com o dinheiro do bufê para acertar depois. Manoelzinho tomou um ônibus para a praia de Baia da Traição, arrumou duas raparigas e passou o dia farrando. Na volta, foi para o cabaré de Nevinha e gastou os últimos centavos. Chegou em casa dois dias depois, de porre. Passou dois anos pagando a conta.

Enquanto Manoelzinho ia contando suas aventuras, Maciel Caju rabiscou no guardanapo essa “Toada do Garçom” que passo aos meus leitores em primeira mão:

Quem quiser ser bom garçom

Eu aqui passo a receita:

Agradar bem o cliente

Sem ter medo de careta

E cobrar adiantado

Roubando na caderneta.



Se o freguês rejeita a dose

O garçom vai e aproveita

Se esquecer os dez por cento

Faz que não nota a desfeita

Apela pra Sonrisal

Que é santo de nossa seita.



Porém a maior desfeita

É o cliente chegar

Com ar de cabra mofino

Com deboche perguntar:

“Fora o garçom, o que tem

Para se comer no bar?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário