segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quando o sonho faz a vida


Estudantes de Itabaiana no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

Kátia Rogéria*

Em alguns momentos ou circunstâncias da vida, a distância entre o sonhar e o fazer é tão grande que os sonhos se perdem por caminhos de devaneios e obstáculos. Mas, quando se faz o momento de fazer, aquele mágico instante em que vida e sonhos se confundem, então nada mais impede o encontro de sonhos e ações, com idéias que fecundam ideais, em forma de atos gratuitos, e concretos na sua feliz (con)sequência.
Concretos nos bons reflexos sobre tantas vidas. Gratuitos pelo desprendimento com que são concebidos e (tantas vezes dificilmente) realizados. É o realizar-se no outro, junto com tantos outros, através dos potenciais nele contidos, e tantas vezes adormecidos à espera de um gesto gratuito.

Falar disso não é filosofar, poetizar, combinar palavras, apenas. É bem mais uma forma de sintetizar, analisando com a profundidade dos sentimentos, o que tem brotado da semente cultural lançada recentemente sobre a cidade de Itabaiana, com a criação - e progressiva concretização - do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, uma iniciativa já existente em tantas outras cidades brasileiras, com o apoio do Ministério da Cultura.

No projeto idealizado pelo escritor, jornalista e agente cultural Fábio Mozart, junto com o também escritor Marcos Veloso, e executado com a participação de pessoas tão idealistas quanto dinâmicas como a jornalista Clévia Paz, o músico Vital Alves, os amantes e atores do teatro amador como Fred Borges, Edglês Gonçalves, Das Dores Neta, Joelda, Rosy Chaves e Zé Severino, atuais integrantes do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (Geti), além de tantos outros que acreditam na cultura como forma de vida, além de expressão de arte, numa ação transformadora de realidades distorcidas ou inacabadas.

As atividades diárias ainda se restringem a oficinas de mosaico, música e teatro, mas o Ponto de Cultura já transforma sonhos em (até mesmo inesperadas) expressões artísticas, com a desabrochar de talentos, nas ações que revelam ou lapidam potencias, algumas vezes adormecidos.

Por ocasião do lançamento do novo livro de Fábio Mozart, intitulado “Biu Pacatuba, um herói do nosso tempo”, no último sábado (dia 24), o público presente na sede do Ponto de Cultura teve uma clara e prazerosa mostra do que é feito (e do muito que se pode fazer) através dessa iniciativa.

Além da publicação, contando a história de um líder atuante em momentos conflituosos entre trabalhadores e proprietários rurais (à venda no Ponto de Cultura), a programação da noite revelou o talento de músicos e jovens cantores, junto a atores espontaneamente talentosos, todos integrantes das oficinas de teatro e música, seja como professores ou aprendizes. A peça “O ABC de Zé da Luz” lembrou mais uma vez a importância do poeta popular itabaianense e da valorização da cultura através dos personagens locais.

Na platéia, como no palco, atores da realidade atual protagonizaram esse momento, já pleno de realizações e fecundo em novos sonhos. Sonhos, por exemplo, feitos das notas musicais a brotarem dos novos instrumentos doados ao Ponto Cultural pelos integrantes da Cavalgada da Integração João Duré, realizada no último mês de maio, através do coordenador José Mário Filho. Entre as promessas futuras, o potencial visível (e audível) dos que acreditaram e tornaram concreta essa idéia, e o interesse cada vez crescente do público, que apóia e usufrui das expressões artísticas já apresentadas. Vale a pena aguardar e conferir as que estão por vir.


* Jornalista itabaianense

Nenhum comentário:

Postar um comentário