sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tucunaré de Tião


Tião Lucena e Palhano comandam a festa no Bar do Zezão

Palhano do Geisel manda dizer ao pessoal que amanhã, sábado, dia 27 de junho, o velho Tião Bonitão, irmão de Zezão, encomendou tilápia e tucunaré ao seu vizinho Mané, peixe mais fresco do que o finado Clodovil, pra mandar assar e traçar como tiragosto no bar do próprio Zezão, lá pras 11 horas da manhã, ao som do grupo musical “Vai à força”, de Zé do Pandeiro e sua gente. Contamos com a presença de todos.

O endereço do bar: no meio de uma favela em pleno mercado do Geisel. Já viu uma favela dentro de mercado público? É uma atração à parte. Para chegar no bar do Zezão, pegue um bebinho que estiver à mão nas cercanias das muitas bodegas do mercado, e peça para leva-lo ao dito bar. A cachaça que se serve tem o sugestivo nome de “Pé inchado”, sendo de três níveis: nºs 1, 2 e 3. “Pé Inchado” n º 3 é bomba pura, só para iniciados e bebinhos em estado terminal.

A cachaça é artesanal. A bebida remete a um bom papo com sujeitos excelentes do naipe de Dalmo, Marcos Veloso, Sílvio Lixo, Gilberto Júnior e Maciel Caju. O prato da casa é caldo de feijão verde com galinha torrada. Às vezes sai um peixe assado. De vez em quando aparece o radialista “Boca quente” para fazer uma boquinha e arrotar brabeza.

A festa tem hora marcada pra acabar: pontualmente às 13 horas, Zezão serve a saideira e manda todo mundo embora. Quem não tiver mais pernas, fica por ali mesmo, deitado no meio da lama e merda que desce dos esgotos a céu aberto. O ex-prefeito Ricardinho Coração de Pedra planejou derrubar o mercado do Geisel para construir um ambiente limpo e moderno. Foi mais uma promessa não cumprida.

No fim sai a seleção dos meninos do Bar do Zezão, que vai jogar contra a seleção do bar de Osvaldo: Pé de Cana, Noel Barriga de Mel, Pé Inchado, Zito Furão, Zé Pingueiro e Porradaço; Pranchado, Pudim de Cachaça, Caixa D’água, Chapadinho, Envernizado, Baleado e Bicudinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário