segunda-feira, 14 de junho de 2010

Morreu o homem que não gostava de Zé da Luz


Faleceu Ascendino Leite, escritor paraibano nascido em Conceição do Piancó. Era poeta e jornalista. Seu trabalho obteve a consagração nos meios literários do país. Intelectual de aparência sóbria e aristocrata, contrariou a visão romântica do escritor que gosta de badalação. Vivia em meio à naftalina dos ambientes onde circulam as pessoas fechadas e esnobes.

Foi muito incensado por tudo que é de academia. Quando completou 94 anos de idade no ano passado, recebeu homenagens da União Brasileira de Escritores da Paraíba, Academia Paraibana de Letras, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Secção Paraíba e Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba, além do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Uma coisa temos em comum: ele começou no jornalismo com apenas 17 anos no jornal O Norte, onde também iniciei minha vida de “foca” aos dezoito. Ascendino achava que o computador acabou com a literatura. “Ultimamente nós estamos num regime de crise em tudo que se refere ao impulso criador do homem, porque ele logo se choca com as descobertas feitas por meios mecânicos e eletrônicos”, disse em uma entrevista. “Toda essa aparelhagem eletrônica reduz tudo, até as dimensões do esforço instintivamente mental do poeta, do artista plástico, do músico. Tudo vai diminuindo”, afirmou. Ele achava que o progresso diminui a nobreza da produção intelectual. Foi um autêntico escritor de bico de pena.

Há seis anos, produzi uma revista para homenagear os cem anos de nascimento do poeta itabaianense Zé da Luz. Procurado para escrever uma matéria na revista, Ascendino Leite foi sincero: “Não gosto da poesia de Zé da Luz, aliás, não gosto dessa tal “poesia matuta”, acho uma coisa pré-fabricada para ser vendida ao leitor comum.”
Como ensaísta e escritor, sua obra está acima do bem e do mal. Sua literatura fina e bem urdida conseguiu comunicar, provocar, plantar rupturas, apesar de ser um conservador. Que a terra lhe seja leve e não lhe diminua a nobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário